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CONVERTER CHAR MUGEN 1.0 PARA WINMUGEN

  • Convertendo chars de Mugen 1.0 para Winmugen
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  • Este Método de Conversão Manual é criado por Diogo Studios, se você ver em outro site pode saber que quem inventou ele foi eu e foi publicado aqui dia 07/05/2020, existem muitos muitos videos de conversão que já fiz em live que ensinam também antes.
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O que vamos Precisar ?

  • Chars de Mugen 1.0 do tutorial ou da sua escolha
  • WinMugen [DOWNLOAD]
  • Notepad / Bloco de Nota ou Fighter Factory
  • Chars de Mugen 1.0 para seguir o tutorial:
  • [DOWNLOAD] Char 1 de Mugen 1.0 - Jiren
  • [DOWNLOAD] Char 2 de Mugen 1.0 - Miyazato Erica 1.1

 

Como funciona o tutorial ?

- Como o Mugen 1.0 ou o Mugen 1.1 é uma versão mais atualizada do Winmugen que é la de 2007 ou até mesmo de antes, nos vamos remover códigos manualmente dos chars que não funcionam na versão do mugen 1.0 e ai ele vai funcionar meus amigos... Mas não tentem pegar chars muito complexos de 50 MB, pois a tendência é sempre ter mais códigos novos que vão dificultar ainda mais de converter...

 

Tutorial 1: Conversão Fácil

1 - Apos baixar os chars propostos acima, como o Jiren de Mugen 1.0 e *****, extraia os arquivos .rar na pasta chars e instale os chars normais no seu Winmugen:

 

 

2 - Ao instalar, eles irão aparecer na seleção de personagem, SELECIONE TRAINING depois selecione o personagem Jiren versus Jiren e deve aparecer o seguinte erro, pois ele é um char de Mugen 1.0:

(sempre selecione o personagem versus ele mesmo para garantir que o erro dado é apenas daquele personagem)

 

 

 

3 - Vamos analisar o erro pois o próprio winmugen já diz onde está o erro, então podemos abrir o arquivo Jiren1.cns na pasta do char, tanto com o Bloco de Notas como com algum Fighter Factory, não importa...

 

4 - Quando abrir o arquivo no editor de texto, de um Ctrl + F e procure pelo local indicado antes no erro, no caso vai ser 3535

 

APAGUE O STATE [ 0, EXPLOD ] indicado no erro. Apague todo ele como indicado na imagem:

_____________________

 

E de um Ctrl + S para salvar o que você fez, faça isso sempre para não perder os passos da sua conversão por algum erro que possa ocorrer. Ou simplesmente você pode ir em Arquivo > Salvar, que é a mesma coisa que o comando.

Faça isso com todas as estrofes de State 0 Explod que você encontrar dentro desse Statedef 3535, até ele acabar em [State 200, End] 

 

 

5 - Agora apos salvar, abra de novo o seu winmugen, vá em training selecione Jiren versus Jiren e veja o novo erro dado...

Faça o mesmo processo de antes, vá la e apague o problema, no caso agora é um explod novamente.

- Só apagar a estrofe do erro indicado novamente...

 

E veja só quem passo a funcionar no Winmugen agora :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tutorial 2: Conversão COMPLEXA

1 - Agora vamos tentar algo mais complexo com outro char, baixe o segundo char indicado na página, a Miyazato Erica 1.1.

Eu não sei de que jogo ou anime é essa personagem, mas o autor assume já de primeira que ela é uma personagem de Mugen 1.1 e é ela que vamos converter.

Eu escolhi porque vi antes do tutorial que ela é uma personagem do tipo complexa de converter... Você tem que entender que tem erros que aparecem as vezes e as vezes uma simples arrumadinha o char já funciona...

Essa foi escolhida por ser muita coisa para corrigir e isso vai ajudar muito as pessoas que querem converter seus chars, pois aqui está abrangendo varios códigos, não se assuste é fácil, questão de prática.

Note que ao instalar ela no jogo, ela é tão feita para Mugen 1.1 que nem o sprite dela aparece:

 

 

 

Isso é por causa da criptografia UTF-8 que ela tem. Essa questão do sprite será a primeira coisa que vamos resolver. Abra o Fighter Factory 3 ou abra o Fighter Factory Studios, é a única forma de corrigir esse erro de sprite.

  • Abra o Fighter Factory 3
  • NÃO pode ser classic nem ultimate
  • Abra o arquivo Miyazato Erika.def
  • Clique em Sprite no topo da tela
  • Clique em Save As
  • Marque o  Mugen Beta
  • E substitua o antigo arquivo de sprites dela .sff
  • Agora clique emE "Ignore"
  • E olhe a mágica acontecer ao abrir o Winmugen:

 

 

 

 

 

 

2 - E ao tentar testá-la temos nosso primeiro erro, como arrumar ?

Vamos reduzir o nome dela que é grande para um nome de 4 a 7 letras, para garantir que o Winmugen que tem sistema NTF antigo leia o arquivo... Não esqueça de ir no mugen.def e corrigir o nome dela na lista de personagens do winmugen:

 

 

 

 

3 - E agora temos um erro muito trabalhoso de resolver mas que é fácil de resolver... O Winmugen não lê personagens com nome grande e nesse caso da Miya ela tem varios arquivos com nome de duas palavras separadas, vamos fazer o mesmo que o passo anterior mas agora com a maioria dos arquivos, então vamos renomear a maioria dos arquivos um por um que tiverem o nome Miyazato Erika para Miya conforme eu fiz no antes e depois das imagens a seguir:

 

Não esqueça de fazer dentro das subpastas do char também, assim como o NOME da pasta se for grande, deve ser corrigido também:

 

 

Agora precisamos abrir o arquivo .def da char, no caso é o Miya.def e corrigir todos os nomes que trocamos, se não a char não vai mais encontrar seus arquivos:

NÃO ESQUEÇA DE SALVAR O ARQUIVO MEU AMIGO.

 

4 - Vejam o nosso segundo erro após fazermos todo a fase de preparação do char para ser convertido nos passos anteriores... O próprio Winmugen esta falando que não consegue ler o Código VictoryQuote, de Mugen 1.1. O que você acha que vamos fazer aqui? Isso mesmo, apaga-los.

 

 

 

5 - Agora já estamos chegando ao fim do tutorial e finalmente temos o ERRO MAIS FREQUENTE NA CONVERSÃO DE MUGEN 1.1 OU 1.0 PARA WINMUGEN. É o erro do AILEVEL, que é a inteligência artifical do char... Este é um código implementado no Mugen 1.0, no qual não existe no Winmugen, eles tem A.I / I.A, diferentes nas duas versões. 

 

 

 

 

Nos vamos dar um Ctrl + H e substituir todos os Ailevel pelo valor 1 no arquivo e salvar o arquivo novamente.

 

 

6 - E agora surgiu um erro semelhante ao Ailevel, o Remappal, que é para remapear as palhetas, código exclusivo também de Mugen 1.0, mas aparece com menos frequência.

Nos vamos dar Ctrl + H, e diferente do Ailevel, nos vamos substituir todos os Remappal por null

 

 

Corrigindo>>>

 

7 - Surge um novo erro fácil de resolver, só apagar toda a estrofe do local indicado, desse "debug":

 

 

 

 

 

8 - Agora os erros começaram a se repetir mas em outros arquivos, este arquivo system já não tem mais erros, você deve corrigir da forma que você aprendeu nos últimos passos, no caso agora, você abre o arquivo Specials.cns, da Ctrl + H, e substitui todos Ailevel por 1 como você fez antes... Você para agilizar trabalho já pode fazer isso com todos os arquivos .cns.

 

 

9 - Surgiu um erro mais complexo, raro de aparecer, que normalmente aparecem nos Helpers.cns ou nos Commons.cns... Erro com Cond. Tudo que você vai fazer é trocar o resultado da variável onde tiver o cond por 1, é simples, é só trocar a Linha = 1 , sempre.

Você não simplesmente bota na linha um 1, mas sempre depois do = VOCÊ TROCA TUDO POR 1, VAI SEMPRE FICAR = 1

 

 

 

10 - Agora um problema com a variável ROOT. Só apagar o trigger3 se quiser, ou fazer da forma que eu fiz:

 

 

 

11 - Problema com Game Height, tudo que tiver essa expressão / variável, pode apagar toda as estrofes, no caso são 4 estrofes uma em cima da outra, pode apagar e salvar o arquivo. Coloque Height no Ctrl + F e procure por height, toda estrofe que tiver esse código você manda embora, você apaga.

 

 

 

 

12 - Agora você vai ver um último erro de Ailevel ou Remappal no config.txt da char, só fazer o mesmo processo que fizemos nas etapas anteriores com Ailevel e Remappal. Se aparecer erro de Width é só fazer o mesmo que você fez com o Height pois Height é Altura e Width é Largura. Se ocorrer erro com Width apague todas as estrofes que tiver esse código.

 

13 - Essa char é muito complexa de converter, ainda tem um erro diferente com GameWidht no arquivo tsystem.cns

 

 

Fácil de resolver, faça isso no arquivo tsystem.cns:

 

Como você pode ver, está aparecendo só erros que você já resolveu em outros arquivos, então siga corrigindo... Vai aparecer um erro de Audio 720P, é só apagar toda a estrofe como você já fez varias vezes nesse tutorial:

 

 

 

14 - E AGORA apareceu o último erro dessa char, que é no .cmd, o cmd é um pouco diferente do normal, pois você vai ter que substituir os Ailevel  por 1 como você já fez nos passos anteriores...

 

 

Para abrir o CMD da char com o bloco de notas, você clica com o botão direito do mouse em cima do arquivo .cmd e clica em "editar":

 

 

 

Após salvar o arquivo, veja só, ela já está funcionando. A conversão pode ter terminado aqui, mas se o seu char estiver se movendo sozinho vá para o passo 15, caso não esteja se movendo sozinho termina aqui.

 

 

 

15- ESSE passo é só para caso seu char esteja se movendo sozinho, o que você deve fazer?

 

PROCURE COM CTRL + F nos arquivos por  

Statedef -2. No caso dessa char está no próprio arquivo system.def.

VOCÊ VAI APAGAR TODO o Statedef -2 do inicio ao fim, como mostrado na imagem abaixo, agora ela vai parar de se mover sozinha:

 

 

O passo 16, é apenas para caso a palheta de cores do seu char ficar bugada, como essa da imagem que está bugada, como resolver? vamos precisar do Fighter Factory 3 ou Studios novamente, abra o fighter factory e siga o passo 16:

 

16- ESSE passo é só para caso seu char esteja com a palheta de cores bugada

  • 1 - Abra o Fighter Factory 3 ou Studios
  • 2 - Abra o .def do char
  • 3 - Clique palletas para abrir o Advance
  • 4 - Com o Advance Pallete Editor selecione a sprite parada da personagem que está com a com normal sem estar bugada
  • 5 - Segurando Shift Esquerdo, selecione todas as cores clicando no último bloquinho em "Charactere também faça o mesmo com "Image or Palette"
  • 6 - Agora transfira todas as cores de Character para o Image or Palette ( transfira da esquerda para a direita )
  • 7 - Agora volte na sprite com Paleta bugada, e transfira estas cores da direita para a esquerda de volta, a sprite bugada irá ficar normal.
  • 8 - Clique no botão commit changes to the current pallete
  • 9 - Agora salve a personagem, e se perguntar se você quer fazer algo com as paletas de cores coloque Não / No.

 

 

 

 

 

OBRIGADO POR VER DO INICIO AO FIM ESSE TUTORIAL, ELE ACABA AQUI FINALMENTE, EU NÃO AGUENTAVA MAIS FAZER ELE, MUITO GRANDE, DEU MUITOOOOOOOOO TRABALHO, ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, FICO GRATO... SE  INSCREVAM NO MEU CANAL DO YOUTUBE DIOGO STUDIOS....

FIZ ESSE TUTORIAL COM CARINHO, JÁ QUE NÃO É DE HOJE QUE AS PESSOAS QUEREM SABER COMO FAZ OU ME PEDEM PRA FAZER... TENTEI ABRANGER A MAIOR QUANTIDADE DE CÓDIGOS POSSÍVEIS QUE PODE ACABAR APARECENDO PARA VOCÊ, OBRIGADO GALERA E DESCULPA QUALQUER COISA...

 

DOWNLOAD DA CHAR CONVERTIDA AQUI

 

 

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